Mayra Ferreira Barreto

O JORNAL EM SALA DE AULA: A DITADURA CIVIL-MILITAR NA “GAZETA DE SERGIPE” [1968-1978]



A presente comunicação é parte integrante da Dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de História do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Sergipe, com o título Abordagem de temáticas da Ditadura Civil-Militar no jornal “Gazeta de Sergipe” [1968-1978].

As atividades apresentadas resultam de levantamento de publicações no jornal Gazeta de Sergipe, em que se buscou compreender como o periódico sergipano se posicionou em relação à Ditadura Civil-Militar entre os anos de 1968 e 1978. As edições utilizadas na pesquisa estão disponibilizadas na plataforma on-line da Universidade Federal de Sergipe, no endereço http://jornaisdesergipe.ufs.br. A escolha da Gazeta de Sergipe decorre de que este periódico teve grande circulação no estado de Sergipe durante todo o período estudado. Durante a pesquisa, constatou-se que o jornal, no decorrer dos anos, apresentou-se favorável ao regime militar e suas publicações contribuíram para apoiar e legitimar a Ditadura Civil-Militar, influenciando a população sergipana neste sentido.

As atividades elaboradas com as fontes jornalísticas têm por objetivo despertar o pensamento crítico do estudante, auxiliando na compreensão desse período da história brasileira, a Ditadura Civil-Militar, a partir do trabalho com jornal de produção e circulação local. O estudo de aspectos da Ditadura Civil-Militar é importante para o debate de questões do presente, sobretudo visando criar uma sociedade que defende os direitos humanos e a democracia.

As propostas didáticas também seguem orientações da Base Nacional Comum Curricular – BNCC [Brasil, 2018] e do Currículo de Sergipe – Educação Infantil e Ensino Fundamental [Sergipe, 2018], já que nesses documentos educacionais a temática aparece como conteúdo obrigatório do Ensino Fundamental. Assim, a BNCC preconiza que os documentos são fundamentais para a apreensão da história, ou seja, podem contribuir para: “[...] facilitar a compreensão da relação tempo e espaço e das relações sociais que os geraram. Os registros e vestígios das mais diversas naturezas [mobiliário, instrumentos de trabalho, música, etc.] deixados pelos indivíduos carregam em si mesmos a experiência humana, as formas específicas de produção, consumo e circulação, tanto de objetos quanto de saberes. Nesta dimensão, o objeto histórico transforma-se em exercício, em laboratório da memória voltado para a produção de um saber próprio da história”. [Brasil, 2019, p. 396]

A metodologia escolhida para o trabalho com as fontes jornalísticas em sala de aula segue os estudos de Freitas [2010] e Oliveira [2010]. As atividades elaboradas foram baseadas em produções investigativas: “[...] recomendável, necessário, desejado, [para o público com que trabalha] conhecer narrativa [s], confrontá-la [s], interpretá-la [s] e compreendê-la [s]”. [Oliveira, 2010, p. 14]

 Espera-se que, ao realizarem as tarefas, os estudantes possam desconstruir a visão idealizada de que no “tempo da ditadura era melhor”, identificando as graves violações e os crimes praticados contra a humanidade entre 1964 e 1985, com a finalidade de valorizar a importância da cidadania, da democracia, dos direitos humanos.

A abordagem da BNCC neste caderno de atividades

Quadro 1 – Conteúdo, competências e habilidades do 9º ano abordadas no Caderno de Atividades. Fonte: Base Nacional Comum Curricular – BNCC [2019].

Atividade 1
Tema: Propagação da “Revolução De 64”
Material utilizado:
Documento impresso “Abreu Sodré: Revolução deve prosseguir”
Documento impresso “Tabela Número de denúncias de tortura por ano”
Documento impresso “Tabela Estimativa de publicações [livros e revistas] examinadas/ vetadas entre 1970 e 1982”.       
Documento impresso “Tabela Quadro geral da CNV sobre mortos e desaparecidos políticos”
Tempo e Duração da Atividade: 2 aulas de 50 minutos
Descrição da atividade para o professor [a]:
Professor [a] distribua a sala em grupo com quatro componentes e em seguida entregue à cópia do texto “Abreu Sodré: Revolução deve prosseguir”. Após a leitura, os alunos serão levados a identificar de que forma a matéria faz referência à ditadura militar, registrando as informações no seu caderno ou respondendo oralmente. Os alunos poderão apontar que o jornal apresentava a “Revolução de 64” como a responsável por garantir à segurança, o desenvolvimento econômico, a democracia, o combate à corrupção e o terrorismo.

É importante que o docente trabalhe com os alunos o conceito de revolução para a melhor compreensão da atividade, ou, se preferir, solicite que eles façam a pesquisa, podendo ser realizada via internet, por meio de livros ou dicionários e leve o resultado para o debate em sala de aula. Depois de concluída esta etapa, os alunos poderão desconstruir a ideia de que o golpe de 64 foi uma “revolução”, conforme apresentado no jornal. Logo após, serão distribuídas as três tabelas apresentadas a seguir e os alunos serão levados a perceberem os dados sobre censura, assassinatos e torturas cometidas durante o regime militar e confrontá-los com as informações propagadas no jornal sobre a “Revolução de 64”.

O professor [a] poderá retomar as discursões apresentando que essas práticas foram cometidas durante todo o período do regime militar, constituindo-se crimes contra a humanidade e de graves violações aos direitos humanos. Podendo explicar que a ditadura militar, longe de ser considerada uma “revolução” em “defesa da democracia”, como se propagava na imprensa, foi uma forma autoritária de governo e que mais desrespeitou e anulou os valores democráticos do cidadão brasileiro. Devendo ressaltar as heranças deixadas no país pela ditadura militar, a exemplo das chacinas policiais nas favelas pelo Brasil, os casos de torturas ainda praticadas nos presídios, e as desigualdades aplicadas pela justiça criminal no Brasil aos mais pobres, os resquícios da dívida externa hoje e que foram agravadas durante o regime, e os casos de corrupção escondidos pela censura. No final da aula, o aluno será estimulado a escrever um texto coletivo em defesa dos direitos humanos, respaldado nos conhecimentos adquiridos na aula.

Caro [a] aluno [a],
O texto a seguir, “Abreu Sodré: Revolução deve prosseguir”, apresenta uma nota divulgada pelo governador de São Paulo, na qual fala sobre a “Revolução de 64”.

  
Leia o texto:

Figura 1 – Nota divulgada pelo governador Abreu Sodré sobre a “Revolução de 64”. Fonte: Gazeta de Sergipe, 03/04/69, p. 07.


Faça as atividades propostas:
A) Identifique de que forma a matéria faz referência à ditadura militar, registrando as informações no seu caderno.

Caro [a] aluno [a],
A tabela a seguir apresenta as estimativas de publicações [livros e revistas] examinadas/vetadas entre os anos de 1970 a 1982.



Leia a tabela:


Figura 2 – Tabela indicando as estimativas de publicações [livros e revistas] examinadas/vetadas entre 1970 e 1982.Fonte: Comissão Nacional da Verdade, 2014, p. 369.

Faça as atividades propostas:
A) Identifique os anos em que houve um maior índice de censura nas publicações no Brasil.
B) De acordo com a tabela, a liberdade de expressão era garantida no regime militar? O que se pode concluir comparando esses dados com a afirmação na nota divulgada pelo governador Abreu Sodré sobre a “Revolução de 64” de que esta se baseia na “filosofia do governo democrático”?

A tabela a seguir apresenta um quadro geral da Comissão Nacional da Verdade sobre mortos e desaparecidos políticos entre os anos de 1950 e 1985.



Leia a tabela:


Figura 3 – Tabela sobre o quadro geral da Comissão Nacional da Verdade sobre mortos e desaparecidos políticos. Fonte: Comissão Nacional da Verdade, 2014, p. 439.

Faça as atividades propostas:
A) O que os números de mortos e desaparecidos políticos nos anos de 1964 a 1974 indicam?
B) Podemos afirmar que durante o regime militar os valores democráticos eram respeitados? Justifique sua resposta com base na tabela e em seus conhecimentos adquiridos sobre o período.

Caro [a] aluno [a],
A tabela a seguir indica o número de denúncias de tortura entre os anos de 1964 e 1977.




Leia a tabela:

Figura 4 – Tabela indicando o número de denúncias de tortura entre os anos de 1964 e 1977. Fonte: Comissão Nacional da Verdade, 2014, p. 349.

Faça as atividades propostas:
A) Com base na tabela, o que se pode concluir sobre a ditadura militar entre os anos de 1969 e 1972?

Atividade 2
Tema: Ato Institucional nº 5 [AI-5]
Material utilizado:
Documento impresso “Editorial Primeira Limpeza”
Documento impresso “Texto do livro didático Governo de Costa e Silva”. In: BOULOS, Júnior, Alfredo. História sociedade & cidadania, 9º ano. São Paulo: FTD, 2015, p. 230-231.
Tempo e Duração da Atividade: 2 aulas de 50 minutos
Descrição da atividade para o professor [a]:
O professor [a], antes de iniciar a aula, deverá perguntar aos alunos se eles conhecem ou já ouviram falar sobre o Ato Institucional n° 5, estimulando-os a compartilharem os seus conhecimentos com os colegas. Depois de ouvi-los, conduza a aula explicando o que foram os atos institucionais na ditadura civil-militar e de que forma eram utilizados pelo regime. Em seguida, deve apresentar o contexto em que foi instaurado o AI-5, as atividades que eram restringidas e quem mais sofreu na sociedade brasileira com os seus efeitos.

Em outro momento da aula, divida a sala em grupos com quatro componentes e distribua o editorial, da Gazeta de Sergipe, intitulado “Primeira Limpeza”, junto com a sua transcrição. Esse documento fala sobre a “Revolução de 68” e o seu combate à corrupção e a outros crimes no Brasil. Para essa atividade foi selecionado somente o editorial, mas se preferir, o professor [a] poderá imprimir e levar à sala de aula a edição completa do jornal. Solicite a leitura e em seguida peça que os estudantes façam as observações das fontes jornalísticas seguindo as questões propostas na atividade e depois promovam debates a partir de suas respostas no grupo. O docente poderá solicitar a utilização do dicionário da língua portuguesa, para facilitar a compreensão de algumas palavras apresentadas no jornal. Durante esta etapa, o professor [a] poderá explicar aos alunos o que significa o editorial em um jornal impresso, com o objeto de levá-los ao entendimento de que ele representa a opinião deste meio de informação.

No terceiro momento, o docente poderá utilizar o texto intitulado “Governo de Costa e Silva”, sobre o AI-5, apresentado no livro didático História sociedade & cidadania. O professor [a] poderá utilizar o livro didático, com o qual ele trabalha na sala de aula, para confrontar as informações apresentadas pela fonte jornalística, possibilitando novas discussões com os alunos. No último momento da atividade, o professor [a] solicitará que cada grupo apresente suas conclusões ao restante da turma e como atividade final elabore a recriação do editorial de acordo com as experiências adquiridas na aula.

Caro [a] aluno [a],
O texto a seguir, intitulado “Primeira Limpeza”, é um editorial publicado no jornal Gazeta de Sergipe no ano de 1969, o seu conteúdo aborda a “Revolução de 68” e o combate à corrupção e outros crimes no Brasil.

Leia o texto:

Figura 5 – Editorial sobre a “Revolução de 68” e o combate à corrupção.
Fonte: Gazeta de Sergipe, 15/03/69, p. 3.


Faça as atividades propostas:
A) Qual a mensagem transmitida no jornal sobre o AI-5? De acordo com a fonte, quem seria punido com o AI-5?
B) Em sua opinião, o que pensavam as pessoas que liam o jornal sobre o AI-5?

Atividade 3
Tema: O “Milagre Econômico” na Ditadura Civil-Militar.
Material utilizado:
Documento impresso “Brasil 72: Retrospectos”.
Documento impresso “Tabela O ‘milagre’ brasileiro”.
Tempo e Duração da Atividade: 2 aulas de 50 minutos
Descrição da atividade para o professor [a]:
Professor [a], no primeiro momento da aula separe a turma em três grupos, em seguida entregue a cada grupo uma cópia do texto “Brasil 72: Retrospecto”, em que apresenta os “recordes” econômicos e sociais do Brasil no ano de 1972, no contexto do chamado “milagre econômico”, entregue também uma cópia da tabela intitulada “O milagre brasileiro”, que indica dados da economia brasileira entre os anos de 1968 e 1973.

Após a leitura dos documentos e a realização das atividades indicadas, os alunos apresentarão as suas conclusões ao restante da turma. É importante que o professor [a] oriente os alunos a identificar como o jornal apresentava a população sergipana e os grandes feitos do governo do General Médici, que destacava o Brasil como a grande nação em desenvolvimento. Na interpretação da tabela, o aluno deverá perceber a existência do aumento do PIB, principalmente em 1972, ano em que foi publicada a matéria na Gazeta de Sergipe, eles devem também observar o aumento no número das exportações e importações da indústria brasileira, além dos índices de inflação e o aumento da dívida externa.

Ao término dessa etapa, o docente pode retomar as discussões, ressaltando que durante a ditadura a publicidade auxiliava na divulgação e construção do “Brasil Grande Potência”, utilizando os “grandes feitos” do governo e apontando os “recordes” econômicos em diversos setores da população. Os alunos deverão perceber que as campanhas em torno do “Brasil grande” foram construídas por meio das manchetes utilizando os grandes feitos e os índices econômicos em diversos setores da população.

Explique aos alunos de que forma os índices econômicos foram utilizados pelo regime militar, por intermédio das propagandas dos meios de comunicações para ocultar uma série de medidas autoritárias e as desigualdades econômicas. Além de encobrir a repressão política aplicada nos chamados anos de chumbo, quando, sob o comando do presidente Médici, organizações de esquerda, políticos, artistas e jornalistas sofreram com a tortura, a falta de liberdade de imprensa, mortes, prisões e perseguições.

O Professor [a] poderá apontar as graves consequências do “milagre econômico” na própria economia, por meio da inflação e da dívida externa, e na sociedade mediante a miséria, concentração de renda e desigualdade social. Explique também que essa realidade persiste até hoje na sociedade brasileira. Ao final da atividade, os grupos deverão apresentar, para a toda a turma, os conhecimentos adquiridos com as atividades.

Caro [a] aluno [a],
O texto a seguir, cujo título é “Brasil 72: Retrospecto” apresenta os “recordes” econômicos e sociais do Brasil no ano de 1972, no contexto do chamado “milagre econômico”.




Leia o texto:


Figura 6 – Apresentação dos “recordes” econômicos e sociais do Brasil em 1972. Fonte: Gazeta de Sergipe, 31/12/72, p. 05.

Faça as atividades propostas:
A) Construa um texto, de no mínimo dez linhas, apontando quais seriam as impressões do leitor em relação ao desenvolvimento econômico e social do Brasil a partir dos índices apontados na matéria.

Caro [a] aluno [a],
A tabela a seguir, intitulada “O milagre brasileiro”, apresenta dados da economia brasileira entre os anos de 1968 e 1973.



Leia a tabela:


Figura 7 – Tabela “O ‘milagre’ brasileiro”. Fonte: BOULOS, Júnior, Alfredo. História sociedade & cidadania, 9º ano. São Paulo: FTD, 2015, p. 234.

Faça as atividades propostas:
A) Com base na tabela, é possível notar o crescimento do PIB entre os anos de 1968 e 1973? Quais os outros fatores que contribuíram para o chamado “milagre econômico” no Brasil?
B) De acordo com a tabela, o crescimento do PIB foi acompanhado pelo aumento da dívida externa?
C) O que a leitura da tabela nos permite concluir sobre a política econômica aplicada no chamado “milagre brasileiro”.

Atividade 4
Tema: Pesquisando no acervo online da UFS
Material utilizado:
Computadores com acesso à internet
Tempo e Duração da Atividade: 2 aulas de 50 minutos
Descrição da atividade para o professor [a]:
O professor [a] apresentará aos alunos o acervo on-line da Universidade Federal de Sergipe, explique que ele pertence ao Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe e que lá podemos encontrar vários jornais sergipanos do século XIX ao XXI. Em seguida, abordará brevemente alguns títulos dos jornais disponíveis com a finalidade dos alunos perceberem a grande variedade de fontes jornalísticas e a importância do acervo para a pesquisa e a preservação desses documentos. O docente irá solicitar aos alunos que acessem as edições do jornal Gazeta de Sergipe, não deixando de contextualizar a imprensa sergipana durante a ditadura militar e destacar a atuação política do jornal no período estudado. Logo após, os discentes serão orientados a observarem algumas características físicas do jornal e escolherem alguma matéria, cujo conteúdo despertou o seu interesse, essas informações serão registradas no caderno do aluno. Ao final da atividade, os alunos irão compartilhar as experiências com o acervo e os resultados da sua pesquisa.

Caro [a] aluno [a], com a ajuda do seu [sua] professor [a], acesse o acervo digital da Universidade Federal de Sergipe, por meio do site: http://jornaisdesergipe.ufs.br/.

Faça as atividades propostas:
A) Escolha uma edição do jornal Gazeta de Sergipeentre os anos de 1968 e 1978 e identifique:
Quantas páginas o periódico possui? Ele contém imagens?
Quem era o diretor e qual o preço unitário do jornal?
O jornal era somente vendido em Aracaju?
Quais os principais assuntos que aparecem no jornal?
Identifique em que página estava localizada o editorial.
O jornal possui alguma propaganda? Quais os produtos que mais aparecem?
B) Identifique no jornal uma matéria cujo conteúdo despertou o seu interesse. Justifique sua escolha, anotando as informações em seu caderno.


Figura 8 – Tela inicial do acervo de jornais sergipanos. Fonte: http://jornaisdesergipe.ufs.br/

Por fim, a partir das atividades elaboradas acima, a pesquisa teve a intenção de despertar o pensamento crítico do estudante, auxiliando na compreensão desse período da história brasileira. O trabalho também contribuiu para que os alunos entendam que a ditadura foi um período de grandes violações aos valores democráticos, possibilitando resgatar a memória da repressão em uma sociedade marcada pelo esquecimento.

Referências
Mayra Ferreira Barreto possui mestrado em Ensino de História/ Profhistória pela Universidade Federal de Sergipe [2020]. Graduação em História pela Universidade Federal de Sergipe [2014], atualmente e professora de História da Prefeitura Municipal de Itabaiana/ SE. E-mail: mayra.barreto@outlook.com
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

BRASIL, Currículo de Sergipe: Educação Infantil e Ensino Fundamental, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/curriculos_estados/documento_curricular_se.pdf>. Acesso em: 16 de janeiro de 2020.

FREITAS, I. Fundamentos teórico-metodológicos para o Ensino de História [Anos iniciais]. São Cristóvão: UFS, 2010.

OLIVEIRA, M. M. D. de. História: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação - Secretaria de Educação Básica, 2010.

Fontes
Jornal Gazeta de Sergipe [1968 – 1978]


9 comentários:

  1. Boa noite, Mayra!
    Primeiramente, gostaria de parabeniza-la por tão interessante trabalho.
    Minha pergunta seria sobre a questão de aplicação da atividade em sala de aula. Isto ocorreu? Para qual série do Ensino Básico? Qual foi a receptividade dos alunos?
    Att.
    Maria Rita Chaves Ayala Brenha

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    1. Boa Tarde Maria Rita Ayala! Fico grata pela sua pergunta! As atividades elaboradas foram pensadas para serem desenvolvidas com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, mas não impede que o professor utilize com alunos do Ensino Médio, fazendo adaptações, se achar necessário. Infelizmente, diante de alguns imprevistos ocorridos durante a pesquisa, não pude fazer a aplicação com os alunos. Porém, espero que em breve eu possa desenvolvê-la, identificando os resultados das aprendizagens em sala de aula, os objetivos alcançados e a receptividade dos alunos.

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  2. Olá, parabéns pelo trabalho desenvolvido, realmente interessante o uso do Jornal em sala de aula como fonte para análise dos alunos. Gostaria de saber como foi feita a seleção das edições do Jornal utilizado no trabalho?

    Letícia Fernochi

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    1. Boa tarde! Letícia Fernochi! Fico grata pelo seu comentário!
      Escolhi utilizar edições do jornal “Gazeta de Sergipe”, porque foi um periódico publicado diariamente e um dos poucos jornais que continuou circulando depois do golpe de março de 1964, exercendo grande influência para a sociedade sergipana. Para compreender o posicionamento do jornal sobre o regime militar, analisei todas as edições entre os anos de 1968 e 1978. Além dos editoriais, foram analisados os artigos, as reportagens, as entrevistas, as manchetes e os anúncios. As fontes selecionadas vieram a ser posteriormente catalogadas e organizadas em quatro eixos temáticos, assim divididos: “Propagação do ideário da ‘Revolução de 1964’ ao povo sergipano”; “Resistências à Ditadura”; “Os Atos Institucionais do Regime Militar” e “Em nome do Desenvolvimento Econômico”. Depois de feito esse processo, eu escolhi as matérias que iriam ser utilizada nas atividades, tendo o cuidado de selecionar edições com conteúdos nacionais e locais.

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  3. Géssica Cristiane Ferreira Pinto20 de maio de 2020 às 22:32

    Boa noite! Parabéns pelo trabalho Mayra. Diante dos eventos que estão acontecendo no nosso país/ governo atual. Sua proposta é muito enriquecedora para o aprendizado dos alunos gostaria de saber se você alcançou o objetivo da pesquisa com os estudantes e em qual período?

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    1. Boa tarde Géssica Cristiane! Obrigada pelo seu questionamento! Realmente são tristes os eventos que estão ocorrendo atualmente no Brasil. Em que percebemos a existência de uma parcela conservadora da população que defende o retorno da ditadura como solução para os problemas sociais, políticos e econômicos do país. Notamos também discursos defendidos por autoridades políticas que fazem referências ao período ditatorial de forma saudosista, exalta torturadores e defende a volta do Ato Institucional N° 5 (AI-5), maior instrumento de repressão da ditadura. Além de várias falas em defesa do autoritarismo que são propagadas nas redes sociais. Por isso a importância de nós como professores de História, ampliamos sempre o debate sobre a Ditadura Civil-Militar na sala de aula, já que esta temática é uma demanda do nosso presente. Infelizmente, devido a alguns imprevistos ocorridos durante a pesquisa, não pude fazer a aplicação com os alunos. Todavia, como as propostas didáticas apresentadas no trabalho são recentes, (concluir minha defesa no final de fevereiro de 2020), espero que em breve, eu possa desenvolvê-las com os alunos. Assim que voltarmos às atividades presenciais nas escolas.

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  4. Mayra, parabéns pela proposta. Utilizar fontes históricas em sala de aula sempre é um desafio, pois requer do professor muito domínio durante o processo de mediação, para que o resultado da atividade não acabe sendo o contrário daquilo que se esperava. A utilização de jornais, ainda mais desse período delicado da história brasileira, deve ser feita com muita cautela. É necessário que tanto o docente quanto os estudantes percebam a imprensa como instrumento de interesses de certos grupos e de intervenção na vida social. Sobre isso: quais cuidados o professor deve ter durante a mediação da atividade para que os estudantes não compreendam a posição do jornal como uma verdade única? E mais, como é possível ao professor fomentar essa reflexão nos alunos para que estes percebam a imprensa contemporânea e as mídias digitais também como elementos autuantes e de intervenção na vida social?

    Diego dos Santos

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    1. Boa tarde Diego dos Santos! Agradeço suas perguntas!
      Realmente Diego, o professor deve ter muito cuidado quando for utilizar as fontes jornalísticas. Dessa forma, o trabalho do docente quanto à utilização dos jornais em sala de aula é possibilitar que os alunos percebam que a História é um exercício em permanente construção e que as notícias apresentadas nos periódicos são representações de uma época, ou seja, são fragmentos do passado. Além disso, deve- se estimular o aluno para que ele perceba, que quem escreve determinado assunto tem seus valores, sua visão de mundo e que acaba influenciando a interpretação de um fato publicado. Por isso, a leitura crítica de um documento histórico passa tanto pela dimensão formal da obra quanto do seu conteúdo. Ele deve construir situações que ajudem o aluno a dissociar à notícia apresentada no jornal como a “prova real” de um acontecimento histórico, sempre destacando o jogo de interesses que há implícito e explícito em uma edição do periódico. Por conseguinte, os variados discursos apresentados nos impressos precisam ser articulados ao contexto e à forma em que foram produzidos. Portanto, o professor deve oferecer atividades as quais levará ao aluno a analisar, interpretar, comparar e elaborar síntese com o objetivo de ensinar para uso crítico das informações jornalísticas. Logo, se o professor foge e não estimula essas habilidades nos estudantes, as fontes jornalísticas poderão ser apresentadas como confirmações das suas próprias narrativas, ou para ilustrar um assunto apresentado.

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