Letícia Monteiro Barros


O USO DO APLICATIVO PLICKERS EM SALA DE AULA



A tecnologia avança todos os dias e põe à disposição diversos recursos que podem ser utilizados em todos os setores, seja no âmbito da ciência, do aprimoramento da própria tecnologia, da engenharia ou até mesmo da educação. Assim, cada vez mais softwares e aplicativos de cunho educacional têm sido desenvolvidos para complementar o ensino, seja em sala ou em ambiente não escolar aproveitado pedagogicamente. Esses recursos cada vez mais fazem parte do ambiente escolar, como as atividades realizadas nos laboratórios de informática, ou quando os alunos levam seus aparelhos de smartphone ou notebook. [Bessa e Nunes, 2017].

Um dos maiores desafios do ensino na atualidade é combinar o processo ensino-aprendizagem e contexto, de maneira que seja um processo bastante considerável e que no contexto seja possível a percepção da necessidade do uso de tecnologias voltadas para a educação. [Ditzz e Gomes, 2017]. A realidade educacional aponta que são necessárias estratégias pedagógicas que utilizem aparatos digitais. Várias outras ferramentas tecnológicas já foram introduzidas ao ambiente educacional, mas não surtiram efeito desejado, pois além de introduzi-los, é necessário integrá-los a partir de metodologias de ensino e aprendizagem contextualizadas que sejam capazes de englobar todos os seus recursos. [Bessa e Nunes, 2017]

A tecnologia na educação funciona como um combustível para os estudantes, uma fonte de motivação para eles, porém, estes alunos acabam muitas vezes se deparando com metodologias antigas e defasadas utilizadas por educadores resistentes às novas tecnologias. Apesar disso, sabe-se que a utilização de tecnologias na educação pode ser uma grande parceira na prática pedagógica docente [Ditzz e Gomes, 2017]

Para Bessa e Nunes [2017]: A integração de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) pode promover mudanças significativas no que se refere aos processos de ensino e aprendizagem, fazendo com que os alunos desenvolvam autonomia intelectual que os permitam continuar a aprender ao longo de suas vidas.

Os alunos da atualidade também são chamados de “Nativos Digitais”, visto que já nascem, crescem e se desenvolvem utilizando tecnologias em seu cotidiano, além de acompanharem cada nova tecnologia lançada no mercado. Por isso, o trabalho do professor se torna um desafio, uma vez que estes nativos digitais tendem a querer fugir dessa abordagem tradicional utilizadas pelos professores. Por isso é necessário que os professores também estejam atentos às novidades tecnológicas e consigam fazer os alunos se interessarem pela aula, tornando as aulas mais dinâmicas e atraentes aos alunos [Ditzz e Gomes, 2017].

Muito semelhante ao que disseram Ditzz e Gomes [2017], o estudo feito por Silva, Sales e Braga [2018] acrescenta que o jovem que cursa o Ensino Médio hoje já nasceu em uma realidade em que as informações são espalhadas em grande quantidade e em velocidades cada vez maiores, por isso, a necessidade de um ambiente educacional que consiga aproveitar as suas habilidades de aprendizado que são bastante influenciadas pelo acesso persistente a estímulos sensoriais.

Ditzz e Gomes [2017] relatam que o uso de celular como instrumento educacional possibilita que os indivíduos desenvolvam habilidades essenciais para sua relação com o mundo, como o pensamento crítico, criatividade, relações em grupo, e autonomia, por isso, a utilização de smartphones e tablets em sala de aula tem se tornado cada vez mais recorrente, pois essas tecnologias abrem novos caminhos de apoio à comunicação entre professores, pais e alunos.

Utilizando o Plickers em sala
Um dos aplicativos utilizados como ferramenta educacional é o Plickers, que pode ser acessado em ambiente web, Android ou iOS (Apple) [Ditzz e Gomes]. Este aplicativo tem o objetivo de avaliar o nível de aprendizado dos alunos de uma maneira dinâmica e instantânea [Bessa e Nunes, 2017]. O Plickers possibilita a montagem de questionários de múltipla escolha, sendo usado para feedback individual do aluno e ainda permite que os professores visualizem imediatamente as respostas individuais dos estudantes [Ditzz e Gomes, 2017].

O aplicativo Plickers é uma alternativa bastante viável para utilização em sala de aula, vários estudos comprovam isto. Para Ditzz e Gomes [2017]: o Plickers pode ser uma ferramenta de melhoria da prática pedagógica e que atrai a atenção do aluno para o conteúdo ministrado em sala pelo professor. Além disso, o aplicativo não exige tantos recursos para ser utilizado em sala.

Inicialmente o professor precisa acessar o ambiente virtual para cadastrar as suas turmas e os alunos. Cada turma cadastrada suporta até 63 alunos, e cada estudante fica associado a um determinado número, para que, dessa forma, seja possível armazenar e contabilizar a pontuação individual de cada aluno no final da atividade [Ditzz e Gomes, 2017].

Depois do cadastramento da turma é possível elaborar os questionários com questões de múltipla escolha. Cada questão pode possuir até 4 opções de resposta, sendo uma alternativa correta e as demais erradas. As questões criadas podem ser armazenadas na biblioteca do professor para serem utilizadas novamente em outra ocasião. Para ilustrar melhor, podem ser anexadas imagens às questões [Ditzz e Gomes, 2017].

De acordo com Silva, Sales e Braga [2018], o aplicativo Plickers não se limita em apenas facilitar a análise dos dados obtidos com as respostas dos alunos. A ferramenta possui uma série de recursos que possibilitam a organização de questionários e turmas, e por ser gratuita, não onera o professor, nem a instituição de ensino, por isso torna-se uma opção bastante válida quando se trata da inserção de tecnologias digitais em sala de aula.

A avaliação funciona tanto para avaliações individuais, quanto para avaliações de equipes. A resposta na cor verde corresponde à alternativa correta, e na cor vermelha corresponde às respostas incorretas. Cada aluno ou equipe, recebe um cartão que contém um número associado e um QR code (um código de barras bidimensional reconhecido facilmente pelos leitores das câmeras dos celulares), que é convertido em texto que pode ser posicionado de 4 maneiras diferentes, onde cada lado é identificado por uma letra “a”, “b”, “c” ou “d” que correspondem às possíveis respostas [Bessa e Nunes, 2017]. A figura 1 mostra um modelo de cartão resposta:


Figura 1: Modelo de cartão resposta do aplicativo Plickers
Fonte: Adaptado de Silva, Sales e Braga, 2018.

Ditzz e Gomes [2017] explicam que: o lado que estiver voltado para cima no momento em que o professor efetuar a leitura dos códigos, corresponde à opção assinalada pelo estudante como sendo a verdadeira para determinada questão.

Ao final de cada questão é gerado um relatório que permite a análise sobre o aprendizado sobre cada assunto estudado, dessa maneira, o professor pode realizar uma revisão acerca dos pontos que apresentaram menores rendimentos. [Bessa e Nunes,  2017]. A figura 2 abaixo mostra um exemplo de relatório gerado:

Figura 2: Relatório gerado ao final de uma questão.
Fonte: Adaptado de Bessa e Nunes, 2017.

Existem vários aplicativos educacionais que têm sido utilizados para diversificar o aprendizado, mas o diferencial do Plickers entre os aplicativos que usam celulares como mediadores de avaliação, é que, é necessário apenas um aparelho de celular que tenha leitor de QR code na câmera, pois os alunos ou equipes utilizam somente os cartões que devem ser impressos. Isto evita qualquer constrangimento por parte de algum aluno que, seja qual for o motivo, não tenha celular [Ditzz e Gomes, 2017]. Além disso, a realidade das escolas brasileiras, principalmente as públicas, aponta que nem todos os alunos têm celular. O aplicativo também tem a vantagem de ser gratuito, facilitando assim, o acesso do professor ao Plickers [SILVA; SALES E BRAGA, 2018]

O aplicativo Plickers pode ajudar no desenvolvimento e apoio à avaliação formativa de diversas formas. O estudo de Ditzz e Gomes [2017] utilizou uma destas formas para realizarem a sua pesquisa, e consistiu na elaboração de questionário que foram executados ao final das aulas. Dessa maneira, o aluno teve ciência instantânea de seu desempenho, e ainda foi possível perceber quais conteúdos foram bem absorvidos e quais deveriam ser revisados com maior atenção por cada aluno.

Assim como os alunos, o professor pode se auto- avaliar, uma vez que o desempenho da turma também depende da maneira como o professor aborda determinado assunto em sala de aula. Ainda de acordo com Ditzz e Gomes [2017], ao obter as respostas dos alunos, o professor pode fazer a análise e a reflexão acerca de sua prática pedagógica em sala de aula, para que possa remodelar a abordagem dos assuntos referentes a questões em que os alunos obtiveram baixo rendimento, e assim, aprimorar o processo ensino-aprendizagem.

Após as avaliações, foi perguntado aos alunos sobre a pertinência da utilização de dispositivos móveis em sala de aula e para fins avaliativos, e todos os alunos foram favoráveis ao uso dessas tecnologias na escola. Alguns alunos foram além, relatando que esta forma de avaliação, que consiste na utilização do aplicativo Plickers e a aplicação do questionário ao final da aula, diminui a ansiedade criada por conta da avaliação, reduzindo também a necessidade de revisar assuntos que ficam acumulados ao longo das semanas e só depois são abordados nas provas bimestrais ou trimestrais, ou seja, a avaliação ao final da aula ajuda a fixar mais o assunto que foi ministrado. Além disso, os alunos ficam mais interessados na aula. [Ditzz e Gomes, 2017].

Bessa e Nunes [2017], relatam que os alunos justificam ausência, sonolência durante a aula e dispersão, por causa da rotina cansativa da escola. Após as avaliações, o professor alegou que enquanto realizava a atividade com o aplicativo Plickers em sala, quase não ocorreram saídas de sala, desvios de foco, ligações intempestivas e conversas paralelas, que são os principais geradores de baixo rendimento nos estudantes durante as aulas.

O professor relatou ainda que ao final da aula e após a atividade, pediu um feedback dos alunos, abrindo espaço para que eles expressassem as suas opiniões acerca da nova modalidade avaliativa com uso do Plickers. O professor admirou-se do retorno que obteve dos alunos, pois a maioria ficou bem mais participativa e os alunos expuseram suas ideias, o que se mostrou bastante diferente dos dias em que as aulas eram ministradas do jeito tradicional e a turma tinha um aspecto bem mais disperso e apático. [Bessa e Nunes, 2017].

De acordo com Ditzz e Gomes [2017], alguns alunos sugeriram ainda o aumento da frequência do uso de dispositivos como celulares e aplicativos como o Plickers em sala de aula, visto que esta geração tem mais intimidade e compatibilidade com esse tipo de tecnologia. Segundo Bessa e Nunes [2017], o professor destacou observações importantes como a socialização entre indivíduos e grupos distintos, aumento do interesse pelos temas das aulas, maior participação dos alunos nos debates em aulas subsequentes, maior proximidade entre professor e aluno, e a possibilidade da avaliação em mão dupla, ou seja, tanto do aluno quanto do professor.

Conclusão
Após a análise dos estudos, é possível concluir que a utilização de recursos tecnológicos que melhorem a dinâmica do ensino em sala de aula é uma alternativa viável, e combinada com metodologias ativas, pode valorizar mais ainda o processo de aprendizagem dos alunos, bem como diversificar a abordagem dos professores em sala, para que saiam mais do modo tradicional que muitas vezes causa o desinteresse por parte dos alunos no assunto que está sendo ensinado. [Bessa e Nunes, 2017].

O papel do docente é essencial na elaboração de metodologias de ensino e na busca de novas ferramentas que o ajudem a melhorar o seu desempenho em sala, assim como de seus alunos. Mas para isso, também é necessária além de uma maior oferta de recursos digitais no ambiente escolar ou acadêmico, maiores e permanentes investimentos na formação continuada dos profissionais da educação, pois só assim essas medidas surtirão o efeito positivo esperado. [Bessa e Nunes, 2017].

Muitos recursos tecnológicos voltados para a educação estão disponíveis no mercado, e têm abordagens diferentes para realizarem a atividade pedagógica em sala ou em ambiente não escolar. Alguns desses dispositivos educacionais são mais difíceis de serem implementados, devido a exigência de deslocamento para outros locais, ou até mesmo de ferramentas que tem um alto custo. Existem vários aplicativos que dinamizam o aprendizado, mas alguns além de não serem gratuitos, só podem ser utilizados se todos os alunos tiverem um smartphone ou tablet em mãos. [Ditzz e Gomes, 2017]

O grande diferencial do aplicativo Plickers é sua facilidade de acesso e utilização, pois exige apenas a utilização de um smartphoneque possua leitor de QR code, evitando o constrangimento por parte dos alunos que não tem celulares e a inviabilização da atividade, podendo ser alcançado tanto no ambiente web, quanto em Androids e iOS [Ditzz e Gomes, 2017], além de ser um aplicativo gratuito. Com ele, o professor pode avaliar seus alunos de maneira imediata, observando desempenho dos mesmos para que possa traçar estratégias de ensino, tanto para melhorar o rendimento daqueles alunos que obtiveram baixo aproveitamento nos questionários, quanto para modificar o seu plano de aula e diversificar a metodologia de ensino. [Silva, Sales e Braga, 2018]

Os estudos de Ditzz e Gomes [2017] apontaram ainda uma diminuição na ansiedade dos alunos por causa das provas, mostrando assim mais um benefício significativo da utilização do Plickers. A aplicação dos questionários ao final da aula, ajuda a exercitar o tema que foi recentemente abordado e evita que as matérias se acumulem, por isso, quando chegam as provas bimestrais ou trimestrais, os alunos se sentem mais seguros e possuem um rendimento melhor nas avaliações.

Portanto, o uso do aplicativo Plickers em sala de aula mostra que cada vez mais as tecnologias estão não só se encaixando no espaço escolar e auxiliando positivamente no processo ensino-aprendizagem que é tão desafiador nos dias atuais, mas como também fortalece e estreita o relacionamento entre professores, pais e alunos, trazendo benefícios a estes envolvidos no ambiente acadêmico, principalmente para o aluno que se torna mais crítico, criativo, fica com mais autonomia e tem mais participação na sala de aula.

Referências:
Leticia Monteiro Barros atualmente é aluna do curso de Licenciatura em História da Universidade Paulista (UNIP) campus Parauapebas-PA.

BESSA, Rosimar Couto; NUNES, Vicente Willians do Nascimento. Uso do Aplicativo Plickers como Recurso de Metodologia Ativa. II Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E 2017), Universidade Federal da Paraíba, Campus IV, Mamanguape, Paraíba, mai, 2017. [artigo]

DITZZ, Áquila Jerard Moulin; GOMES, Geórgia Regina Rodrigues. A Utilização do Aplicativo Plickers no apoio à avaliação formativa. Revista Tecnologias na Educação, a.9, n/v.19, jul, 2017. [artigo]

SILVA, D.O.; SALES, G.L.; BRAGA, J.C. A Utilização do Aplicativo Plickers como Ferramenta na Implementação da metodologia peer instruction. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, Mossoró, v.4, n.12, nov, 2018. [artigo]

5 comentários:

  1. Olá, Letícia.

    Lendo seu trabalho vejo que o Aplicativo Plickers é bem importante e se encaixa na sala de aula. Mas existe algum outro aplicativo que você ache melhor ou que tenha mais praticidade e que você indique?

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  2. Diego Renen Lima de Souza18 de maio de 2020 às 23:24

    Olá, Letícia.

    Lendo seu trabalho vejo que o Aplicativo Plickers é bem importante e se encaixa na sala de aula. Mas existe algum outro aplicativo que você ache melhor ou que tenha mais praticidade e que você indique?

    Ass: Diego Renen Lima de Souza

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    1. Boa Tarde,

      Prezado Diego, agradeço pela leitura do meu trabalho, falar em tecnologia eu particularmente associo com contribuição de ensino, claro que nem todos os profissionais de ensino são adeptos a tais métodos, porém é necessário ajuda-los a empregar a tecnologia na sala de aula da melhor maneira possível. Ja temos disponíveis de maneira gratuita aplicativos que são atrativos para alunos no ensino de historia, um deles que eu recomendo é HISTORY: MAPS OF WORLD, o aplicativo muito simples que faz referencias a diferentes períodos da historia, excelente para um quiz dentro da sala de aula, outro aplicativo excelente é o PRESIDENTES DO BRASIL, nesse aplicativo vai destacar um pouco de politica brasileira, alem de ficar por dentro da historia do país.
      Ah varios aplicativos no qual podemos utilizar dentro e fora da sala de aula para ensinar.


      Abraços.



      Letícia Monteiro Barros

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  3. Prezada Letícia,
    Gostei muito de sua sugestão e até baixei o Plickers. Existe algum tutorial para que possa aprender a usá-lo corretamente? Rafael de Freitas e Souza

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    1. Bom dia.

      Rafael, primeiramente agradeço pela sua leitura em meu artigo. Respondendo a sua pergunta.
      Sim, existe vários tutoriais e de forma didática, os tutoriais estão na plataforma do YouTube, lá você encontra passo a passo do aplicativo, dentro e fora da sala de aula, onde ele pode ser empregado.
      Espero ter contribuído, abraços.



      Leticia Monteiro Barros

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